O African Development Bank Group torna-se accionista na Africa Finance Corporation

– A participação terá o investimento de 50 milhões de dólares americanos em acções da AFC via AfDB
– AfDB torna-se a segunda Instituição Financeira Supranacional de investimento a associar-se e a investir na AFC.

LAGOS, Nigeria, 13 novembro 2019, -/African Media Agency (AMA)/- Africa Finance Corporation (“AFC”, ou “the Corporation”), uma infraestrutura que fornece soluções de ponta em África, anuncia hoje que o African Development Bank Group (“AfDB”), classificado como sendo a instituição financeira supranacional com investimento mais elevado em África (AAA), investiu 50 milhões de dólares americanos em acções da AFC.

O investimento do AfDB no AFC irá permitir a ambas as instituições aumentar o desenvolvimento de infraestruturas e entrega no continente aumentando as oportunidades de co-financiamento, execução conjunta, transferência de conhecimentos e desenvolvimento das capacidades para benefício de África. A inclusão do AfDB como accionista e membro DFI do AFC complementa a estratégia do AFC direccionando-se para o défice infraestrutural de África com o objectivo anunciado do AfDB de ajudar a reduzir a pobreza, melhorando as condições de vida para os Africanos e mobilizando recursos para o desenvolvimento económico e social do continente.

O investimento em acções no AFC continua a ampliar a sua base de accionistas e sucede ao recente investimento em acções no AFC de Empresas de Resseguros Africanas e da República do Gana. No âmbito do investimento em acções, o AfDB estará representado no Conselho de Administração do AFC.

Samaila Zubairu, Presidente e CEO do AFC

Samaila Zubairu, Presidente e CEO do AFC

 

Samaila Zubairu, Presidente e CEO do AFC, comentou na assinatura do investimento em acções feita pelo AfDB: “AFC dá as boas-vindas ao AfDB como accionista e parceiro estratégico, com quem continuaremos a colaborar para tratar do défice infraestrutural em África e de um ambiente de negócios cheio de desafios. O mandato do AFC é a estratégia adequada para o objectivo do AfDB de integrar, dinamizar e industrializar África.”

Dr. Akinwumi Adesina, Presidente do AfDB também comentou: “AfDB partilha a visão do AFC de desenvolver uma resposta africana ao desenvolvimento sócio-económico do continente.” Até à data, temos trabalhado conjuntamente para entregar projectos de transformação que tenham um impacto evidente ao longo dos anos.

“Ao tornar-se um accionista, este desenvolvimento é desta forma uma evolução natural na nossa parceria, que por sua vez resultará em entregar soluções para os desafios nas infraestruturas em África a um ritmo mais acelerado.” Estas soluções irão adoptar os mais elevados padrões, concebendo valor aos accionistas e promovendo desenvolvimento sustentável e crescimento económico em todo o continente Africano.

Distribuído pela African Media Agency (AMA) em nome do Africa Finance Corporation (AFC).

 

Para informações adicionais, queira contactar:
Lucy Savage
Vice-Presidente Sénior, Comunicações
Tel: + 234 1 279 9600 
Email: lucy.savage@africafc.org

Buchanan Communications
Bobby Morse / Augustine Chipungu
Tel: +44 20 7466 5000

Sobre a AFC – www.africafc.org
A AFC, uma instituição financeira multilateral de investimento, foi constituída em 2007 com uma base de capital próprio de um bilião de dólares norte-americanos, com a finalidade de ser catalisadora de investimentos privados em infraestruturas em toda a África. Com um balanço actual de aproximadamente 5,07 biliões de dólares norte-americanos, a AFC é a segunda maior instituição financeira multilateral da categoria de investimentos em África, com a classificação A3/P2 (perspectiva estável) do Serviço de Investidores da agência Moody. Em 2019, a AFC angariou, com êxito, 650 milhões de dólares norte-americanos, em 2017 500 milhões e em 2015 750 milhões através de Euro-obrigações; para além dos 3 mil milhões de dólares aprovados pelo Conselho de Administração através do Programa Global de Notas de Médio Prazo (MIN). Todas as Euro-obrigações emitidas foram subscritas e atraíram investidores da Ásia, Europa e Estados Unidos.

A abordagem de investimentos da AFC reúne conhecimentos sectoriais especializados e foca-se em consultoria técnica e financeira, estruturação de projectos, desenvolvimento de projectos e capital de risco, de modo a atender às necessidades de desenvolvimento infraestrutural da África e incentivar um crescimento económico sustentável. A AFC investe em activos infraestruturais de alta qualidade que fornecem serviços essenciais aos principais sectores infraestruturais de energia, recursos naturais, indústria pesada, transporte e telecomunicações. Até à data, a Corporação já investiu mais de 6,6 biliões de dólares norte-americanos em projectos em 30 países por toda a África.

Siga-nos no Twitter – @africa_finance

Sobre a AfDB – www.afdb.org
O grupo African Development Bank (AfDB), é uma instituição financeira multilateral de desenvolvimento criada para contribuir para o desenvolvimento económico e progresso social em África. Fundado em 1963, e com sede em Abidjan, Costa do Marfim, AfDB é considerado actualmente a maior instituição financeira supranacional em África. Desde o início, todos os anos tem sido lucrativos e tem um prognóstico AAA estável de quatro agências de notação de risco diferentes. Além disso, o AfDB tem investimento dos accionistas com 41% da sua participação detida por não regionais, e 28% por nações G-7 incluindo instituições dos EUA, Alemanha e Japão. O AfDB incluiu três entidades: O African Development Bank (ADB), o African Development Fund (ADF) e o Nigeria Trust Fund (NTF).

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on LinkedInShare on StumbleUpon
Back to news listing